Os olhos,os ouvidos e a língua vêm antes da mão. Ler vem antes de escrever e desenhar antes de traçar as letras do alfabeto.
( Mahatma Gandhi)
( Mahatma Gandhi)
Tema: Eu, ser humano, na teia da vida
Situação problema: Eu cidadão: quem sou? Onde estou? Quais as minhas necessidades?
Público alvo: alunos da E.M.E.I.E.F. Emma Balke
Período de duração: 1º trimestre de 2011
Período de duração: 1º trimestre de 2011
Justificativa:
O ser humano precisa criar uma consciência de si e do que o cerca para poder enxergar-se como cidadão integrante de uma sociedade formada por outros humanos também.
Segundo Edgar Morin (2007), o indivíduo torna-se “conhecimento do conhecimento” quando toma consciência de si mesmo como objeto e como sujeito, transformador de uma sociedade na evolução hominizante das aptidões da mente.
Criar no educando a visão da complexidade do humano (ser biológico, físico, psicológico, social, espiritual,...) ajudará a situá-lo na teia da vida como objeto e como sujeito cidadão, transformador de uma sociedade.
A partir das relações que o educando estabelece, ele cria novas necessidades, constrói novas habilidades e transforma situações do entorno. E é fundamental a parceria da família nesse processo de construção e formação do educando, pois desta forma haverá um crescimento coletivo.
Conforme os PCNS (1997, 79),
A escola deve ser um lugar onde cada aluno encontre a possibilidade de se instrumentalizar para a realização de seus projetos; por isso, a qualidade do ensino é condição necessária à formação moral de seus alunos. Se não promove um ensino de boa qualidade, a escola condena seus alunos a sérias dificuldades futuras na vida e, decorrentemente, a que vejam seus projetos de fida frustrados.
Entendemos que as aulas desenvolvidas na unidade escolar não podem ficar limitadas a conteúdos mínimos, devem possibilitar reflexões acerca das questões sociais e humanas, uma vez que nenhum ser humano é uma ilha. E desta forma, trabalharemos a diversidade, diminuindo as desigualdades sociais
Objetivo Geral:
Proporcionar ações que situem o educando em um contexto maior visando atividades que promovam melhorias e oportunizem um desenvolvimento integral dos mesmos.
Objetivos específicos:
_ Dominar o vocabulário básico, aumentando-o gradativamente;
_ Organizar corretamente estruturas frasais;
_ Expressar-se com entonação adequada;
_ Ouvir, ler, escrever e compreender textos.
Estratégias de ação:
1º momento – estimulação
Através da leitura das gravuras e dos objetos encontrados no meio ambiente e escolar.
2º momento – aquisição e ampliação do vocabulário
Apresentar os novos termos em cards para visualizar, criando estratégias para envolver e utilizar esses termos (gradação de complexidade conforme a turma) na oralidade por meio de brincadeiras e cantinhos.
3º momento _ leitura (entonação e pronúncia)
Ler/ouvir o texto (gradação de complexidade conforme a turma) enquanto os alunos acompanham as gravuras (ou cenas). Repetir enquanto acompanhar a escrita.
4º momento _ repetição
Dividir os alunos em grupos para dialogarem. Assistir aos vídeos que desenvolva as habilidades (cantando, repetindo , respondendo) e contemple vocabulários estudados, como fixação e reforço do conteúdo.
5º momento _ dramatização
Com a memorização e encenação, os alunos adquirem fluência, entonação e pronúncias corretas.
6º momento _ compreensão do texto oral e/ou escrito
Além da compreensão pelas gravuras e cenas, relacionar e pensar o significado com o meio em que vive e com experiências.
Mapa Conceitual:
Conteúdos:
Pré I:
_ greetings
_ boy/ girl/ teacher
_ I, mother, father
_ color blue and pink
_ Ester/ egg
_ músicas e atividades sobre o projeto da escola
Pré II:
_ greetings
_ My family (I, Mother, Father, Brother)
_ Boy/ girl/ teacher
_ Colors yellow and red
_ Easter/ rabbit, egg
_ músicas e atividades sobre o projeto da escola
1º ano:
_ greetings
_ boy/girl/woman/man
_ magic words: excuse me, sorry, please, thank you
_ easter/ rabbit
_ parts of house/ school: window, door
_ numbers o1 to 10
_ Yes, no
_ School material: pencil, book, pen, eraser, notebook
_ Adjectives: beautiful, big, small
_ Mother’s Day
_ Family (mother, father, brother, sister)
2º ano:
_ greetings
_ family (father, mother, brother, sister, grandfather, grandmother)
_ easter/ rabbit
_ colors (all of them)
_ numbers 01 to 15
_ school material: pencil, book, notebook, eraser, ruler, schoolbag, pencilcase
_ adjectives: beuatiful, lovely and wonderful
_ Mother’s Day
_parts of house (door, window, roof, wall, floor)
3º ano:
_ greetings
_ How are you? (I AM fine/well, happy/bad)
_ I am a girl/ boy/ teacher/ student
_ What is your name? ( My name is ..)
_ easter/ rabbit
_ parts of house/school: kitchen, living room, bedroom, bathroom
_ adjectives: tall, short, happy, sad ( I am ...)
_ numbers 01-to 30 – say and write
_ this is .../ that is ...
_ school material: pencil, book, pen, eraser, notebook, glue, pencilcase, schoolbag, sharpner
_ Mother’s Day
4º ano:
_ greetings
_ How are you? (I am fine/ well/ happy/ bad/ sad/ furious)
_ I am a girl/ boy/ woman/ man/ teacher/ student
_ What is your name? (My name is ...)
_ Easter Day
_ She is ... (Mary)
_ He is ... (Paul)
_Professions (teacher, nurse, doctor, soccer player)
_ Personal pronouns (I, you, He, she, it)
_ Months and seasons
_ Mother’s Day
5º ano:
_ greetings – review
_ How are you? (I am fine/ well/ happy/ bad/ sad/ furious)
_ How is she/ he?
_ What is your name? (My name is ...) – Review
_ Easter Day
_ Verb to be – present
_ Who is she/he?
_ She is ...
_ He is ...
_ Personal pronouns
_ Professions (teacher, nurse, doctor, soccer player, Singer, driver, fireman, policeman, maid)
_ verb to be
_ Months and seasons
_ Mother’s Day
_ Adjectives
Avaliação:
A avaliação é um processo amplo, pois ela acontece durante todos os momentos da aprendizagem; enfatizando-se as cinco habilidades da língua: ouvir, falar, ler, escrever e análise linguística.
O aluno é avaliado de múltiplas formas, como:
- participação nas aulas;
-organização do material;
- realização de exercícios e provas;
- trabalhos de pesquisas e em grupos;
- interesse nas atividades desenvolvidas;
- produções individuais e coletivas.
Referências:
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEE, 1997.
MOITA LOPES, Luis Paulo. A nova ordem mundial, os Parâmetros Curriculares Nacionais e o ensino de inglês no Brasil. A base intelectual para uma ação política. In: BARBARA, Leila; RAMOS, Rosinda de Castro Guerra (orgs.) Reflexão e ações no ensino-aprendizagem de línguas. Campinas, São Paulo:Mercado de Letras, 2005
MORAN, José Manuel. O vídeo na sala de aula. Revista Comunicação & Educação. São Paulo, ECA-Ed. Moderna, [2]: 27 a 35, jan./abr. de 1995. Disponível em <http://www.eca.usp.br/prof/moran/vidsal.htm#inadequados>. Acesso: 16 mar 2011.
MORIN, Edgar. O método 5: a humanidade da humanidade. 4ª ed. Porto Alegre: Sulina, 2007
Veja como foi:
Nenhum comentário:
Postar um comentário