Tema: Evitando desperdícios.
Conteúdo: texto informativo
Componente curricular: língua portuguesa
Turma: 7ª série (8º ano)
Justificativa:
Conforme Selma Moura (2008),
O trabalho com textos informativos, encontrados, por exemplo, em jornais, revistas, internet e enciclopédias, permite a formação do hábito de ler para estudar, para buscar informações, competência essencial por toda a vida. As crianças percebem a diferença entre esse tipo de texto e os textos de ficção, pois passam a perceber a realidade imediata expressa nos artigos de jornais e revistas, que comparam com as conversas que ouvem, aquilo que vêem na rua e o que assistem na televisão. Ao trazer esses textos à análise das crianças, vemos surgir acaloradas discussões, onde as crianças põe em jogo aquilo que sabem sobre o tópico tratado, trocam opiniões, debatem e assim a prendem a negociar, a expressar verbalmente suas idéias, a rever seus conceitos. Os textos informativos, quando integrados ao trabalho com textos em geral, amplia as possibilidades de leitura do mundo.
Criar uma consciência de evitar o consumismo, o desperdício de alimentos e diminuir a produção de lixo ajuda a educar um cidadão mais responsável.
Para evitar desperdícios é preciso que as crianças aprendam a consumir só o que realmente precisam. A mãe deverá servir somente as quantidades que sabe que o filho poderá ingerir e não além disso, pois o destino será a lata do lixo. Em conseqüência, mais lixo significa mais problemas para o meio ambiente e mais miséria para os mais pobres. Infelizmente o mundo sempre foi assim. Uns com tanta fartura e outros com tanta escassez. Mas é preciso mudar esta situação.
Objetivo geral:
Desenvolver as habilidades linguísticas (ouvir, falar, ler e escrever) através da pesquisa e da exposição sobre como evitar desperdícios, em forma de texto informativo.
Objetivos específicos:
_ construir conhecimento e partilhá-lo sobre maneiras de evitar o desperdício;
_ propiciar a integração da turma com a comunidade local;
_ incentivar a leitura e a busca por materiais de informação.
Metodologia:
1ª aula:
_ coletar panfletos informativos na comunidade local e realizar a leitura e interpretação destes.
2ª aula:
_ observar e registrar as características de um texto informativo.
3ª aula:
_ pesquisar em revistas e na internet informações sobre o desperdício de alimentos (o que acontece quando consumimos muito, o que poderia ser evitado, a geração de lixo, a fome e a miséria, receitas que aproveitam cascas e talos).
4ª aula:
_ fazer um debate e uma explosão de ideias na turma sobre os textos lidos.
5ª aula:
_ em grupos, elaborar folhetos informativos sobre o desperdício de alimentos incluindo os conhecimentos adquiridos.
Tema de casa: além de reproduzir os panfletos para serem entregues em pontos estratégicos, cada grupo deverá testar uma receita com reaproveitamento e mostrar o resultado na próxima aula.
_ degustação das receitas testadas pelos grupos;
_ cada grupo realizará a entrega dos panfletos em pontos estratégicos da comunidade (mercado, rodoviária e lanchonete, posto de saúde e prefeitura, refeitório da escola e fila do lanche).
Material utilizado:
Material utilizado:
_ textos informativos (panfletos, revistas e internet);
_ papel, canetinha, lápis de cor;
_ máquina fotocopiadora;
_ cozinha e ingredientes para a experiência culinária.
Tempo de duração: 6 aulas
Avaliação:
_ participação e respeito individual e em grupo durante todo o processo;
_ panfleto informativo construído pelo grupo.
Referências:
MOURA, Selma de Assis. A importância de leitura de textos. São Paulo,SP, 2008. Disponível em http://www.overmundo.com.br/overblog/a-importancia-de-leitura-de-textos>. Acessado em 22 de setembro de 2011.
Alimentos - Evite o desperdício, pois muitos, ainda, passam fome. Disponível em
Nenhum comentário:
Postar um comentário