Tema: Obras literárias do Romantismo Brasileiro.
Conteúdo: ficha literária
Componente curricular: língua portuguesa e literatura
Turma: 2º ano do Ensino Médio
Justificativa:
Ao estudarmos literatura, é em vão saber características dos períodos e não ler as obras. Ler pelo prazer de ler e ler para melhor compreender um movimento literário.
As fichas de leitura são como que esquemas. Elas nos ajudam a organizar as informações e dar uma visão mais abrangente. Segundo Quivy e Campenhoudt, (1992, 51):
A ficha de leitura não é um fim em si mesmo, mas um meio para se conseguir voltar às principais conclusões de um texto sem ter que tornar a lê-lo; a ficha de leitura é um instrumento de trabalho do seu autor e dirige-se exclusivamente a um único público, ele próprio.
Objetivo Geral: desenvolver as habilidades linguísticas (ouvir, falar, ler e escrever) através de fichas literárias das obras do romantismo brasileiro.
Objetivos específicos:
_ conhecer e reconhecer o período literário em questão (romantismo brasileiro);
_ obter contato com as obras e os autores do romantismo brasileiro.
Metodologia:
1ª aula (em sala):
_ revisar os conhecimentos já adquiridos sobre o Romantismo Brasileiro;
_ identificar quais são os passos para a produção de uma ficha-literária;
_ elencar alguns títulos das obras;
_ separar os alunos em grupos e definir uma obra para cada grupo.
2ª aula (no laboratório de informática):
_ leitura online da obra escolhida.
3ª aula (no laboratório de informática):
_ pesquisar em sites as informações (literatura comentada), imagens e vídeos sobre as obras.
4ª aula (no laboratório de informática):
_ produção escrita e impressão da ficha literária;
_ elaboração de slides para a apresentação na próxima aula.
5ª e 6ª aula (em sala):
_seminário de leitura com apresentação dos grupos e seus slides.
Tempo: 6 aulas
Avaliação:
_ participação e interesse na pesquisa e na leitura da obra;
_ produção escrita da ficha-literária;
_ oralidade na exposição aos colegas.
Referências:
QUIVY, RAYMOND e CAMPENHOUDT, Luc Van – Manual de investigação em ciências sociais; Lisboa, Gradiva, 1992.
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