Não fiquei com as fotos da prática. Se algum aluno tiver e puder enviar, ficaria agradecida.
PRODUZINDO UM JORNAL NA UE
OBJETIVOS:
- Estimular a leitura do jornal;
- Conhecer os diversos elementos gráficos que fazem parte de um jornal;
- Despertar a curiosidade dos alunos mediante a apresentação da variedade de notícias que demonstram a complexidade do mundo contemporâneo;
- Orientar aos alunos a destacar os elementos mais importantes na estrutura de um texto jornalístico;
- Sensibilizar os alunos a refletirem sobre o comportamento das pessoas em relação a um determinado assunto;
- Desenvolver o senso crítico dos alunos;
- Ajudar a preservar a história da própria escola, dos estudantes que dele participaram e da realidade que os cerca nesse instante.
DESENVOLVIMENTO:
Parte I: o incentivo
- Dividir a turma em equipes e entregar exemplares do jornal.
- Pedir para os alunos observarem as características da organização espacial (já estudadas no livro didático), conhecida tecnicamente como diagramação. Fazer com que observem e percebam o que é manchete, fotos, chamadas, etc.
- Questionar quais os cadernos mais lidos por eles e em quais editoriais eles encontram as notícias mais interessantes.
- Sugerir a idéia de construir um jornal na escola.
Parte II: o projeto gráfico
- Desenhar previamente as páginas com espaços para títulos, fotos e textos calculados de antemão, a partir de um processo democrático de diálogo com os jovens, agilizando o trabalho dos estudantes;
- Definir, partindo dos jornais observados nas aulas de leitura, as regras que devem ser seguidas com disciplina para dar uma identidade visual ao jornal.
- Realizar uma grande reunião de pauta em que serão definidos os assuntos das reportagens e a tarefa que caberá a cada aluno, servindo como um ponto de partida para a elaboração dos textos e atendendo a um interesse coletivo;
Parte III: a coleta do material
- Os estudantes entrevistarão pessoas, levantarão fatos interessantes e visitarão lugares, anotando o máximo de detalhes que puderem e captando imagens que ajudem a contar a história da comunidade local.
Parte IV: montagem
- É chegada a hora de transmitir o que se viu para o papel. Antes de escrever um texto, os estudantes devem elaborar um roteiro, onde cada parágrafo tenha sua função definida para facilitar a escrita;
- Montados, os textos devem ser lidos para a turma por alunos que não o fizeram e assim, terão uma atenção aguçada para ver os erros mais facilmente.
- Os trabalhos prontos devem ser impressos em formato A4 para serem minusciosamente revisados antes de divulgados.
Parte V: divulgação
- Pode ser feito através de um mural ou cópias a serem distribuídas, lembrando sempre que, o uso desta nova ferramenta é uma tarefa prazerosa, produtiva e que facilita a construção do conhecimento de toda a comunidade escolar.
Obs.: O jornal foi feito com a participação de todas as turmas dos anos finais do ensino fundamental, sendo que cada uma ficou responsável por um caderno. Apresentamos-o numa feira de trabalhos realizados. Circulou pela escola e foi arquivado na biblioteca da mesma. Acredito que ainda esteja por lá.
TRANSFORMAR FILMES EM TEXTOS JORNALÍSTICOS
TURMA: 8ª
OBJETIVOS:
- Ler textos jornalísticos;
- Instigar o aluno para que perceba a diferença entre os gêneros;
- Incentivar a produção textual;
- Perceber a diferença entre fato e versão (visto que haverá diferentes versões para o mesmo fato).
DESENVOLVIMENTO:
* Os alunos devem assistir ao filme.
* Em seguida, devem ler na página de segurança do jornal uma matéria.
* É importante que eles percebam que é um texto informativo, objetivo, conciso e busca relatar os fatos de modo imparcial.
* Então, a turma deve se organizar para escrever textos jornalísticos com o fato visto no filme.
* Cada aluno lerá sua produção para que os demais percebam a diferença entre as versões. Porém , é preciso passar uma imagem precisa do fato e das circunstâncias em que ele ocorreu.
Obs.: este projeto foi realizado juntamente com as demais disciplinas para a escolhas dos filmes para que pudessem ser trabalhados em outros conteúdos. Funcionou e foi muito legal!
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Em 2009, resolvi utilizar estes projetos para fazer um jornal televisivo com a 7ª série da EMEIEF. Juscelino K. de Oliveira. Funcionou também e foi muito divertido, além de informativo.
* Os alunos foram separados por grupos nos quais cada grupo ficou responsável por um tema (policial, esporte, culinária, entrevista, previsão do tempo, curiosidades).
* Eles tiveram alguns dias para assistir telejornais em casa e observar como era feito.
* Pesquisaram sobre o seu tema e elaboraram um roteiro escrito (conforme estudo feito anteriormente no livro didático).
* Ao realizá-lo, cada grupo filmou seu trabalho.
* Depois nos reunímos para assistir ao telejornal da turma.
Alguns alunos descobriram seus talentos com a realização deste trabalho. Se alguém ainda tiver seu vídeo para socializarmos aqui, seria interessante.
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