Jornal na escola

        Encontrei estes dois projetos que realizei em 2006 na EEB. SÃO SEBASTIÃO, em parceria com o JORNAL A NOTÍCIA.
        Não fiquei com as fotos da prática. Se algum aluno tiver e puder enviar, ficaria agradecida.

 


PRODUZINDO UM JORNAL NA UE

OBJETIVOS:

  • Estimular a leitura do jornal;
  • Conhecer os diversos elementos gráficos que fazem parte de um jornal;
  • Despertar a curiosidade dos alunos mediante a apresentação da variedade de notícias que demonstram a complexidade do mundo contemporâneo;
  • Orientar aos alunos a destacar os elementos mais importantes na estrutura de um texto jornalístico;
  • Sensibilizar os alunos a refletirem sobre o comportamento das pessoas em relação a um determinado assunto;
  • Desenvolver o senso crítico dos alunos;
  • Ajudar a preservar a história da própria escola, dos estudantes que dele participaram e da realidade que os cerca nesse instante.

DESENVOLVIMENTO:

Parte I: o incentivo

  • Dividir a turma em equipes e entregar exemplares do jornal.
  • Pedir para os alunos observarem as características da organização espacial (já estudadas no livro didático), conhecida tecnicamente como diagramação. Fazer com que observem e percebam o que é manchete, fotos, chamadas, etc.
  • Questionar quais os cadernos mais lidos por eles e em quais editoriais eles encontram as notícias mais interessantes.
  • Sugerir a idéia de construir um jornal na escola.

Parte II: o projeto gráfico

  • Desenhar previamente as páginas com espaços para títulos, fotos e textos calculados de antemão, a partir de um processo democrático de diálogo com os jovens, agilizando o trabalho dos estudantes;
  • Definir, partindo dos jornais observados nas aulas de leitura, as regras que devem ser seguidas com disciplina para dar uma identidade visual ao jornal.
  • Realizar uma grande reunião de pauta em que serão definidos os assuntos das reportagens e a tarefa que caberá a cada aluno, servindo como um ponto de partida para a elaboração dos textos e atendendo a um interesse coletivo;

Parte III: a coleta do material

  • Os estudantes entrevistarão pessoas, levantarão fatos interessantes e visitarão lugares, anotando o máximo de detalhes que puderem e captando imagens que ajudem a contar a história da comunidade local.

Parte IV: montagem

  • É chegada a hora de transmitir o que se viu para o papel. Antes de escrever um texto, os estudantes devem elaborar um roteiro, onde cada parágrafo tenha sua função definida para facilitar a escrita;
  • Montados, os textos devem ser lidos para a turma por alunos que não o fizeram e assim, terão uma atenção aguçada para ver os erros mais facilmente.
  • Os trabalhos prontos devem ser impressos em formato A4 para serem minusciosamente revisados antes de divulgados.

Parte V: divulgação

  • Pode ser feito através de um mural ou cópias a serem distribuídas, lembrando sempre que, o uso desta nova ferramenta é uma tarefa prazerosa, produtiva e que facilita a construção do conhecimento de toda a comunidade escolar. 

Obs.: O  jornal foi feito com a participação de todas as turmas dos anos finais do ensino fundamental, sendo que cada uma ficou responsável por um caderno. Apresentamos-o numa feira de trabalhos realizados. Circulou pela escola e foi arquivado na biblioteca da mesma. Acredito que ainda esteja por lá.



TRANSFORMAR FILMES EM TEXTOS JORNALÍSTICOS

TURMA:   8ª

OBJETIVOS:

  • Ler textos jornalísticos;
  • Instigar o aluno para que perceba a diferença entre os gêneros;
  • Incentivar a produção textual;
  • Perceber a diferença entre fato e versão (visto que haverá diferentes versões para o mesmo fato).

 DESENVOLVIMENTO:

* Os alunos devem assistir ao filme.
*  Em seguida, devem ler na página de segurança do jornal uma matéria.
* É importante que eles percebam que é um texto informativo, objetivo, conciso e busca relatar os fatos de modo imparcial.
*  Então, a turma deve se organizar para escrever textos jornalísticos com o fato visto no filme.
* Cada aluno lerá sua produção para que os demais percebam a diferença entre as versões. Porém , é preciso passar uma imagem precisa do fato e das circunstâncias em que ele ocorreu.


Obs.: este projeto foi realizado juntamente com as demais disciplinas para a escolhas dos filmes para que pudessem ser trabalhados em outros conteúdos. Funcionou e foi muito legal!


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         Em 2009, resolvi utilizar estes projetos para fazer um jornal televisivo com a 7ª série da EMEIEF. Juscelino K. de Oliveira. Funcionou também e foi muito divertido, além de informativo. 
             
* Os alunos foram separados por grupos nos quais cada grupo ficou responsável por um tema (policial, esporte, culinária, entrevista, previsão do tempo, curiosidades). 

* Eles tiveram alguns dias para assistir telejornais em casa e observar como era feito.
* Pesquisaram sobre o seu tema e elaboraram um roteiro escrito (conforme estudo feito anteriormente no livro didático).

* Ao realizá-lo, cada grupo filmou seu trabalho.

* Depois nos reunímos para assistir ao telejornal da turma.

     Alguns alunos descobriram seus talentos com a realização deste trabalho. Se alguém ainda tiver seu vídeo para socializarmos aqui, seria interessante.







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