O uso das mídias nas aulas de Ensino Religioso

Eu já fiz  na EMEIEF Marechal Arthur da Costa e Silva e funcionou!




1. Tema:
Conhecendo os símbolos nas tradições religiosas.

2. Objetivos:

2.1. Geral:
           
            Compreender que pela simbologia se expressa a ideia do transcendente de maneiras diversas.

2.2. Específicos:
           
·         Identificar os símbolos que fazem parte da vida dos alunos.
·         Refletir sobre os significados dos símbolos nas diversas tradições religiosas.
·         Desenvolver o respeito pelo outro e pelo que é sagrado.
·         Incentivar o uso das mídias e tecnologias disponíveis na escola.

3 Público:
Alunos da 7ª série

4. Abordagem pedagógica:
O FONAPER (Fórum Nacional do Ensino Religioso) aconselha a trabalhar com símbolos religiosos nas escolas. Segundo Remi Klein (2006) “os símbolos religiosos são significativos na vida das pessoas, sobretudo das crianças e dos jovens, permeando o seu imaginário religioso e estando profundamente interligados com suas histórias, suas vivências, suas pessoas de referência e suas perguntas existenciais marcantes”.

5. Mídias e tecnologias a serem utilizadas:
Máquina fotográfica, laboratório de informática com internet, material impresso.

6. Atores e papéis que deverão desempenhar:
* Professor: orientar a atividade e zelar pela sua boa realização.
* Aluno: participar das etapas propostas, buscar informações para construir conhecimentos, respeitar os colegas e expor o que aprendeu.
* Demais membros da comunidade escolar: demonstrar interesse e respeito pela atividade realizada.

7. Proposta preliminar das etapas/ações a serem realizadas:
·         Numa aula anterior, partindo dos símbolos que os alunos têm em casa, pedir para identificá-los e registrá-los (com desenho, colagem ou fotos).

1ª aula:

·         Levar a turma para pesquisar o significado destes na sala de informática.

            2ª aula:

·         Realizar a dinâmica dos símbolos, conforme anexo.
·         Propor a realização de uma feira na escola para socializar o que aprenderam com as demais turmas e pedir que comecem a construir esses símbolos em casa (desenhos, maquetes, modelagem, ...)

3ª aula:

·         Verificar o que os alunos trouxeram e deixar esta aula para terminarem.

            4ª aula:

·         Fazer uma feira para socializar com as demais turmas e membros da escola os símbolos e seus significados nas tradições religiosas.

Sugestão: Publicar uma postagem no blog da escola sobre a atividade realizada com fotografias de cada etapa. Pedir que mais tarde a turma comente e analise os comentários que aparecerem.

8 Identificação de problemas ou questões suscitados pela atividade proposta:
* O professor vencerá os outros conteúdos do bimestre se demorar muitas aulas para realizar esta atividade (visto que na grade consta aula de ER apenas uma vez por semana)?
* Qual a possibilidade de juntar os outros conteúdos nesta mesma atividade?
* E se os computadores (ou a internet) não funcionarem na aula prevista?

9. Período de realização:
Esta atividade terá uma duração de 4 a 5 semanas.

10. Referências:

KLEIN, Remi. O lugar e o papel dos símbolos no processo educativo-religioso. Estudos Teológicos, v.46, n.2, p. 74-83, 2006. Disponível em:<http://www3.est.edu.br/publicacoes/estudos_teologicos/vol4602_2006/et2006-2e_rklein.pdf >. Acesso em 25 jul. 2010.

WITT, Maria Dirlane. PONICK, Edson (coords.) Dinâmicas para o Ensino Religioso. São Leopoldo: Sinodal, 2008.

11. Anexos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário