Conteúdo: gramática aplicada ao texto.
Público alvo: turmas de ensino médio
Recurso: computadores (com acesso à internet)
Softwar: aula on-line (via internet)
http://www.curso-objetivo.br/vestibular/atualidades_online.aspx (vídeos)
http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/sala_de_aula/portugues/gramatica (visual e simulados)
http://www.sed.sc.gov.br/aulavirtual/ (audio-visual e simulados)
http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/sala_de_aula/portugues/gramatica (visual e simulados)
http://www.sed.sc.gov.br/aulavirtual/ (audio-visual e simulados)
Objetivo: visualizar, compreender e aplicar o uso das regras gramaticais dentro da construção de textos.
Justificativa: como, no momento, trabalho com alunos de ensino médio, resolvi procurar alguns softwares, principalmente entre os que trazem preparação para vestibulares e concursos, que disponham do recurso aula on-line. Encontrei estes que não eram cursos pagos. Eu considero interessante esta proposta pelo fato de que ela utiliza som e imagem em movimento, o que pode facilitar a compreensão por parte dos alunos, além de variar a voz e maneira de explicar do professor. O “processo de ensino/aprendizagem moderna”, para LITTO,
consegue um equilíbrio entre a aquisição de competências necessárias para sobrevivência no mundo moderno (identificar problemas, achar informação, filtrar informação, tomar decisões, comunicar com eficácia) e a compreensão profunda de certos domínios de conhecimento estudados.
consegue um equilíbrio entre a aquisição de competências necessárias para sobrevivência no mundo moderno (identificar problemas, achar informação, filtrar informação, tomar decisões, comunicar com eficácia) e a compreensão profunda de certos domínios de conhecimento estudados.
Metodologia: os alunos serão convidados a assistir/acompanhar a aula on-line e depois praticar nos exercícios e simulados. A professora deverá ficar atenta para fazer intervenções sempre que sentir necessidade ou for solicitada.
Avaliação: durante todo o processo, verificar:
_ a demonstração de interesse e compreensão por parte dos alunos durante a apresentação;
_ se a mediação da professora colaborou para o processo;
_o desempenho do aluno na hora de resolver os exercícios de aplicação do conteúdo gramatical na produção textual.
Referência:
LITTO, Fredric M. Indicadores de uma Escola Moderna...Um “checklist”. Módulo introdutório _ O uso da informática na prática pedagógica. Etapa1. Disponível em: <http://www.uab.furg.br//file.php/353/etapa1/leituras/biblioteca/indicadores>
Nenhum comentário:
Postar um comentário