1 - Tema da proposta:
A leitura de diversos gêneros textuais.
2– Problematização:
Sabemos identificar e interpretar os textos de gêneros diversificados aos quais poderemos ter acesso em algum momento?
3 – Objetivos:
3.1 – Geral:
Propiciar o desenvolvimento da competência lingüística em inglês, através do uso das quatro habilidades da língua, com ênfase na leitura.
3.2 _ Específicos:
- Ler textos apoiando-se na linguagem não-verbal e em palavras transparentes para a compreensão de textos.
- Deduzir o significado de palavras e expressões pelo contexto de uso.
- Identificar informações específicas .
- Compreender informações implícitas ao texto.
- Identificar nos textos relações de causa e efeito, fato de opinião.
- Identificar e compreender diferentes tipos de texto e seu objetivo principal (diários, agendas, planos, receitas, informativo, horóscopo, fichas de inscrição, correspondências, música, poema, quadrinhos).
- Conhecer e ampliar vocabulário.
- Ouvir e entender textos.
4 - Público a ser envolvido:
Professora e alunos do 1º ano do ensino médio
5 - Mídias a serem utilizadas (detalhar o uso):
_Fotocópias de gêneros textuais variados para leitura e interpretação (diário, plano, diálogo, recursos visuais, trechos de contos, plano, recursos visuais, receita, esquema, informativo, signos, fichas e correspondências, quadrinhos e letras de músicas).
_ Dicionário de port/ing – ing/port.
6 - Atores e papéis que deverão desempenhar:
Professoras: motivar e mediar
Alunos do 1º ano: leitura e interpretação dos gêneros textuais
7 - Dinâmica da atividade:
1a e 2 a aula: (diário, plano, diálogo, recursos visuais e trechos de contos)
_ Apresentação do projeto (baseado na leitura e compreensão de textos diversos).
_ Perguntar o que sabem sobre diários e quem deles já escreveu ou escreve um.
_ Perguntar o que eles costumam escrever no diário (tudo o que lhes acontece ou somente sobre alguns fatos como, por exemplo: namoro, festas, amigos,...).
_ Perguntar quem tem acesso a esse diário.
_ Entregar a folha do (anexo 1) e pedir que ocultem (com o estojo ou um papel) a parte do diário e do diálogo.
_ Ler para eles a introdução e questionar : o que está escrito? Do que se trata? Será que Elm Street fica numa cidade grande ou pequena? Como vocês identificam isso?
_ Pedir que tentem imaginar quem é Mike Stewart e porque está no quarto. Será que é um menino? Será que é adulto? Será um homem ou uma mulher? Ele ainda vai trabalhar ou ele não trabalha? Talvez trabalhe meio período? O que pode ter acontecido? O texto traz algum indício de que seja um feriado? (deixar responder)
_ Pedir que visualizem o diário e façam a leitura silenciosamente apoiando-se nas inferências feitas e no conhecimento da estrutura da língua.
_ Solicitar aos alunos (voluntariamente) para fazer a leitura.
_ Conseguiram entender? Quem saberia dizer o que está escrito aqui? (se o aluno errar ou não conseguir completar, pedir para a turma ajudar até que um entendimento aconteça, e as respostas das perguntas anteriores sejam respondidas).
_ Pedir que destapem o diálogo.
_ Escolher dois alunos para lerem.
_ Alguém para dizer o que está escrito? (se não souberem alguma coisa, o que provavelmente não aconteça, ajudar entregando um dicionário para que procurem o significado).
_ Explicar que está página foi retirada do livro Mystery on Elm Street e que, portanto, faz parte de todo um contexto, de uma história.
_ Fazer um resumo rápido da história: um menino que não foi à escola porque estava doente e estava escrevendo em seu diário quando observou da janela do seu quarto que um velho mudou-se para uma casa grande e velha, perto da sua e fica muito curioso. Então, reúne os amigos para fazerem uma investigação. Para isso, fazem um plano, dividem as tarefas e cada um faz o seu relatório.
_ Entregar o relatório (anexo 2) .
_ Cada um lê um trecho e diz o que entendeu (os demais confirmam ou corrigem).
_ Questionar: Quais as semelhanças ou diferenças entre o relatório e o diário? Para que fazemos um relatório?
_ Entregar o outro relatório (anexo 3).
_ Quem não leu ainda lê. A turma diz o que entendeu.
_ Pedir para que observem os desenhos das duas folhas: que aspecto é enfatizado? Qual a relação do desenho com o relatório?
_ Fazer a leitura dos trechos que seguem os desenhos.
_ O que vocês conseguem entender dos trechos, observando os desenhos?
_ O segundo relatório faz parte da mesma história? Como vocês sabem? O que vocês podem prever da nova história?
_ Explicar que o segundo relatório faz parte do livro Fire in the Forest, que trata de um acampamento de escoteiros.
3 a e 4a aula: (plano, recursos visuais, receita e esquema)
_ Entregar o (anexo 4) e pedir que observem o desenho e digam o que pode estar acontecendo.
_ Ler o plano para eles. O que o plano tem a ver com o desenho? O que traz a mais?
_ O que faz com que ele seja diferente do diário e do relatório?
_ Vocês costumam fazer planos? Quando ou para que?
_ Pedir que façam uma leitura silenciosa do trecho que acompanha o relatório e o desenho. O que não entenderam?
_ De que outras maneiras podemos encontrar/ fazer um plano?
_ Que tal em forma de esquema?
_ Entregar a folha do anexo 5.
_ Selecionar um narrador, Clyde, Duane e Nicholas. Fazer a leitura.
_ Pedir que em duplas procurem entender o texto, observando também o esquema (dar um tempo).
_ E então, o que entenderam?
_ Quem de vocês consegue preparar um prato, sem olhar na receita? Qual é a sua especialidade?
_ Digamos que vocês vão preparar uma surpresa para o jantar e a receita do vidro de maionese fosse esta (entregar a receita do anexo 5). Vamos ver quem acertaria os ingredientes e como fazer.
_ Deixar que tentem entender as instruções (dizer em voz alta, se não conseguirem que usem o dicionário).
_ Qual a diferença nas frases de cada texto visto até agora em relação ao sentido do modo verbal?
_ E quanto à linguagem, é mais formal ou informal?
_ E quanto à extensão, são frases longas ou curtas? Porque será?
5a e 6a aula:(informativo e signos)
_ Entregar o anexo 7 .
_ Ler e deixar que respondam às questões (pode ser em duplas).
_ Fazer a correção. Onde encontraram a resposta?
_ Quem de vocês gosta de ler horóscopos?
_ Vocês sabem dizer quais são as características de cada signo?
_Entregar as personalidades (anexo 8) .
_ Explicar a atividade e deixar fazer.
_ Corrigir.
7a e 8a aula: (fichas e correspondências)
_ Imaginem que vocês estejam fazendo um intercâmbio com estudantes estrangeiros.
_ Agora vocês irão receber informações sobre eles e poderão responder em português (entregar anexos 9, 10 e 11). O que eles estão lhes dizendo? Responda para eles.
_ Deixar fazerem a atividade e corrigir (cada um diz o que entendeu e o que respondeu).
_ Entregar anexo 12.
_ Agora vocês receberão um telegrama urgente. Para entendê-lo, vamos ler a explicação ao lado.
_ Ler para a turma e questionar: do que trata o texto?
_ Ler o telegrama. Por que ele foi escrito? A quem ele é dirigido? Que tipo de notícia está trazendo? Qual é a atitude do emissor em relação ao texto? Que tipo de vocabulário é utilizado? Qual a diferença entre o telegrama e as outras correspondências que vocês leram?
9a aula: (quadrinhos ).
_ Entregar um quadrinho para cada aluno (anexo 13).
_Cada um fará a leitura silenciosamente e depois socializará o que entendeu.
10a aula:
_ Entregar as letras das músicas (anexo 14).
_ Tocar o CD.
_ Entregar as traduções, sem os títulos (anexo 15).
_ Os alunos terão que identificar qual é de qual.
8 - Período de realização:
10 aulas
9 - Critérios de Avaliação da atividade:
_ Houve participação do aluno nas atividades propostas?
_ O aluno conseguiu atingir os objetivos específicos (ou a maior parte) deste projeto?
10 - Referências do material pesquisado:
ALMEIDA FILHO, José Carlos Pães de. Dimensões comunicativas no ensino de línguas. 3. ed. Campinas, SP: Pontes, 2002.
AMÓS, Eduardo. PASQUALIM, Ernesto. PRESCHER MARTINS, Elisabeth. The winners. São Paulo: Moderna, 1992.
_______________ Fire in the Forest. São Paulo: Moderna, 1992.
________________Arctic Rescue. São Paulo: Moderna, 1992.
________________Mystety on Elm Street. São Paulo: Moderna, 1992.
BRASIL. Proposta Curricular de Santa Catarina. Língua Estrangeira: a multiplicidade de vozes. 1998
DIAS QUEIROZ, Tânia (org). Pedagogia da Alegria. Uma proposta prática de construção do conhecimento – Uma abordagem sociointeracionista interdisciplinar. Português e Inglês. Ensino Fundamental. São Paulo: Didática Paulista.
LIGHTBOWN, Patsy M. SPADA, Nina. How languages are learned. Oxford University Pres, 1993.
MOITA LOPES, Luiz Paulo. Oficina de lingüística aplicada: a natureza social e educacional dos processos de ensino/aprendizagem de línguas. Campinas, SP: Mercado de Letras,1996.
MUSSALIM, Fernanda. BENTES, Anna Cristina. Lingüística aplicada. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2003.
TOTIS,Verônica Pakrauskas. Língua inglesa. São Paulo: Cortez,1991.
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