O Computador e Língua Portuguesa


Conteúdo: produção textual.

Público alvo: turmas de ensino fundamental

Recurso: computadores (com acesso à internet)

Justificativa

O professor consegue fazer muito melhor seu papel de mediador, de provocador de diálogos quando tem meios para isso e o uso das TICs são ferramentas que potencializam o processo de aprendizagem.
            Os recursos didáticos nos ajudam a ensinar e a aprender, visto que cada um aprende de forma diferenciada e quanto mais auxílio tiver, melhor é.
Dentre os recursos didáticos que hoje temos disponíveis, o computador consegue reunir todas as outras tecnologias de forma interativa, com praticidade e rapidez, lembrando que as imagens e sons ajudam-nos tanto a aprender quanto a ensinar. Eu, na área das línguas utilizo-as muito e nas áreas que não tenho conhecimento, com elas posso ter algum.
Ao analisar algumas experiências do uso do computador na sala de aula, percebi que corremos o risco de confundir informática na educação e educação em informática, embora, a alfabetização digital se faça cada vez mais necessária numa sociedade evoluída tecnologicamente, na qual não podemos deixar nossos alunos de fora (e muitas vezes, nós é que estamos). Porém, é necessário utilizar o computador para aprender com ele e não apenas sobre ele.
Questiona-se muito se o uso do computador vai desumanizar a educação e como ficará o papel do professor. Percebi que para aqueles profissionais que apenas transmitem informações, o computador é um professor muito mais informado e mais interessante do que o professor. Mas para aqueles que tentam desenvolver o raciocínio dos seus alunos, o computador pode ajudar a enriquecer esse processo (por exemplo, incluindo nas aulas o editor de textos, jogos educativos, etc).
Não é uma questão de largar os alunos no laboratório e aproveitar para dar uma voltinha. É antes integrar as TICs nas metodologias para atingir os objetivos do conteúdo proposto (no o quê e para quê se ensina).

Objetivo: 
_aprender um pouco mais de informática
_treinar e utilizar a nossa língua portuguesa.

Metodologia:

1º ) Jogando
            No primeiro momento, o professor mostra para os alunos como fazer para entrar na internet e indica o seguinte endereço: http://www.fulano.com.br/scripts/JogosOnline/LeTroca/Jogo.asp
            Esse endereço abrirá um joguinho em que os alunos deverão usar
desembaralhar as letras disponíveis para que na ordem correta formem as palavras listadas em cada rodada. Quanto mais palavras formadas mais pontos irá ganhar.
            O professor pede que os alunos anotem no caderno as palavras nas quais tiver dúvida quanto ao significado, aumentando o vocabulário.

            2º) Pesquisando
            Na sequência, como os alunos já sabem entrar na internet, o professor pedirá que acessem o endereço seguinte: http://www.dicio.com.br/ onde encontrarão o dicionário on-line.
            O professor orientará a procura dos significados das palavras antes anotadas no caderno, enriquecendo seu vocabulário.
            Após a pesquisa, cada um poderá socializar com os demais colegas o que encontrou.
           
            3º) Apresentando o Windows XP
Nesta aula, para buscar conhecer melhor os sistemas operacionais, suas ferramentas e recursos utilizados nos computadores que costumam estar disponíveis para uso na escola ou em casa, os alunos serão convidados a assistirem à apresentação do tutorial do Windows encontrado no endereço: http://www.uab.furg.br//file.php/354/tutoriais/xp/index.htm.  
             
            4º) Utilizando o editor de textos
            Em seguida, os alunos serão convidados a elaborarem uma carta para um amigo que não esteve presente nas aulas, falando da experiência que vivenciaram nos momentos anteriores e utilizando as palavras descobertas.
            O professor orientará quanto à estrutura e metodologia para escrita de um texto do gênero carta.

            5º) Salvando o arquivo numa pasta
            De modo que os alunos já assistiram ao tutorial, aplicarão aqui, com auxílio do professor o conhecimento para salvar o material produzido no computador.

            6º) Enviando um arquivo por e-mail
            Retomando a aula sobre como entrar na internet, o professor orientará agora para que os alunos tenham uma conta e possam acessar ao correio eletrônico no endereço: http://br.yahoo.com/.

            7º) Procurando um arquivo
            Verificando os conhecimentos adquiridos, o professor pedirá que os alunos procurem o arquivo produzido no momento anterior.

8º) Imprimindo um arquivo
Para finalizar, o professor auxiliará na impressão das cartas e explicará que o mesmo processo deverá ser feito quando em aula for solicitado a entrega de um trabalho digitado.

Avaliação:
- participação em todos os passos;
- aplicação do conteúdo na produção textual.
           

Nenhum comentário:

Postar um comentário