PPROJETO: A RECICLAGEM E O MATERIAL IMPRESSO.


1 - Tema da proposta:
A reciclagem e o material impresso.

2– Problematização:
No que a reciclagem pode ajudar o ser humano a conviver nos ambientes sem destruir?

3 – Objetivos:

3.1 – Geral:
Construir uma revista de histórias em quadrinhos que possibilitar ao educando conhecer, respeitar e interagir nos ambientes por meio da conscientização sobre a importância de se fazer algo para conviver sem destruir.

3.2 _ Específicos:
_ desenvolver habilidades de comunicação e expressão (icônica e verbal);
_ dominar o vocabulário básico da língua inglesa, aumentando-o gradativamente;
_realização de uma revista de histórias em quadrinhos;

4 - Público a ser envolvido:
Alunos: 5º ano
Professor/ disciplina: artes e inglês
Socialização: comunidade escolar

5 - Mídias a serem utilizadas (detalhar o uso):
_ material da Campanha da Fraternidade para a explosão de ideias (cartaz, Cd músicas, DVD/vídeo, panfletos, livrinhos);
CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Campanha da Fraternidade 2011. Editora e gráfica Ipiranga, Ltda. 2011.

_ revistas em quadrinhos (diversas) do acervo da escola para leitura e análise;
_ computador com internet (tradutor online, pesquisa sobre reciclagem e em sites com histórias em quadrinhos eletrônicas);

Histórias em Quadrinhos online. http://www.superhqs.com.br/

Site sobre reciclagem. http://www.recicloteca.org.br/


_ dicionários port/ing – ing/port

6 - Atores e papéis que deverão desempenhar:
Professoras de inglês e de artes: mediadoras
Alunos do 5º ano: produção do material (revista em quadrinhos)

7 - Dinâmica da atividade:

1º passo:
Fazer uma explosão de ideias sobre o material estudado com a professora regente da turma sobre a Campanha da Fraternidade 2011 (trazer os materiais para a sala e debater sobre o que foi visto em cada suporte e as dúvidas que surgiram).

2º passo:
Juntar as aulas de artes e de língua inglesa para leitura e análise de histórias em quadrinhos seja elas impressas (em revistas) ou eletrônicas (na internet), observando que:
 as imagens podem ser variadas, dependendo dos personagens que o autor cria. Os textos, por sua vez, quase sempre complementam as imagens e, via de regra, servem para estabelecer diálogos entre os personagens; mostrar o que um determinado personagem está pensando; introduzir e/ou acompanhar o desenrolar da trama da história, indicando a presença de um narrador; produzir onomatopéias, sons ou ruídos (FREIRE, 2002, p. 311).

3º passo:
Em grupos, definição dos personagens e da argumentação que será utilizada, assim como a elaboração do roteiro.
A parte da realização gráfica será efetivada nas aulas de artes, de preferência em papel reciclado pelos próprios alunos em aulas anteriores.

4º passo:
Fazer a transcrição para a língua inglesa, utilizando para tal o dicionário e a internet.

  passo:
Socialização dos grupos e entrega das histórias para revisão final pela professora. Junção das histórias para montagem da revistas, sendo que a parte gráfica se efetivará nas aulas de artes.

6º passo:
No momento cultural da escola, apresentar a revista elaborada para a comunidade escolar e entregá-la para a bibliotecária (que fará o registro da mesma e a disponibilizará para leitura).
Verificar com a APP qual a possibilidade de enviá-la para uma gráfica local para publicação.

8 - Período de realização:
Mês de maio de 2011

9 - Critérios de Avaliação da atividade:
_ o grupo demonstrou interesse pelo assunto realizando pesquisas e buscando materiais?
_ houve participação e integralização de todos os membros no grupo?
_ o tema proposto foi obedecido?
_ houve plágio?
_ os recursos da comunicação e expressão foram devidamente utilizados?
_ a língua inglesa foi corretamente utilizada?

10 - Referências do material pesquisado:
FREIRE, Fernanda M. O trabalho com a escrita: a produção de hqs eletrônicas. XIII Simpósio Brasileiro de Informática na educação (SBIE), UNISINOS, 2002. PP.310-318.


Nenhum comentário:

Postar um comentário