Aula online e a Língua Portuguesa

Conteúdo: gramática aplicada ao texto.

Público alvo: turmas de ensino médio

Recurso: computadores (com acesso à internet)

Softwar: aula on-line (via internet)

Objetivo: visualizar, compreender e aplicar o uso das regras gramaticais dentro da construção de textos.

Justificativa: como, no momento, trabalho com alunos de ensino médio, resolvi procurar alguns softwares, principalmente entre os que trazem preparação para vestibulares e concursos, que disponham do recurso aula on-line. Encontrei estes que não eram cursos pagos. Eu considero interessante esta proposta pelo fato de que ela utiliza som e imagem em movimento, o que pode facilitar a compreensão por parte dos alunos, além de variar a voz e maneira de explicar do professor. O “processo de ensino/aprendizagem moderna”, para LITTO, 
consegue um equilíbrio entre a aquisição de competências necessárias para sobrevivência no mundo moderno (identificar problemas, achar informação, filtrar informação, tomar decisões, comunicar com eficácia) e a compreensão profunda de certos domínios de conhecimento estudados.

Metodologia: os alunos serão convidados a assistir/acompanhar a aula on-line e depois praticar nos exercícios e simulados. A professora deverá ficar atenta para fazer intervenções sempre que sentir necessidade ou for solicitada.

Avaliação: durante todo o processo, verificar:
_ a demonstração de interesse e compreensão por parte dos alunos durante a apresentação;
_ se a mediação da professora colaborou para o processo;
_o desempenho do aluno na hora de resolver os exercícios de aplicação do conteúdo gramatical na produção textual.

Referência:
LITTO, Fredric M. Indicadores de uma Escola Moderna...Um “checklist”. Módulo introdutório _ O uso da informática na prática pedagógica. Etapa1. Disponível em:  <http://www.uab.furg.br//file.php/353/etapa1/leituras/biblioteca/indicadores>

Nenhum comentário:

Postar um comentário