A escrita e as nossas origens

Tema: De onde viemos?

Conteúdo: produção textual de relatórios

Componente curricular: língua portuguesa

Turma: 8ª série (9º ano)

Justificativa:
            Para escrever um relatório, é preciso ter um fato, um acontecimento o qual se vai relatar. Para pesquisar, é preciso ter alguma curiosidade que se quer desvendar.
Ao identificarmos nossas raízes, nossa identidade, saberemos reconhecer qual caminho estamos seguindo e onde queremos chegar. Descobrindo-nos sujeitos de uma história, fica mais empolgante escrever.
Entrevistar as gerações anteriores e remexer na memória ajuda a construir nossa identidade, como mostra Haigert (apud Rouston 2005, p. 102), ao dizer que:
O suporte fundamental da identidade é a memória, mecanismo de retenção de informação, conhecimento, experiências, quer em nível individual, quer social, e por isso mesmo, eixo de atribuições, que articula, categoriza os aspectos multiformes de realidade, (...), A ‘construção’ da memória, por sua vez, está diretamente relacionada ao sentimento de identidade...
           
           
Objetivo Geral:
Desenvolver as habilidades linguísticas (ouvir, falar, ler e escrever) através da pesquisa e da exposição sobre as origens da nossa comunidade em forma de relatório.

Objetivos específicos:
_ reconhecer-se como sujeito na história e na sociedade;
_ respeitar e valorizar a sua cultura e a do outro;
_ proporcionar a interação entre as gerações e seus saberes;
_ construir conhecimento e partilhá-lo.

Metodologia:

1ª aula (na biblioteca):
_ Leitura e interpretação de textos diversos sobre a formação do povo brasileiro.

2ª aula (em sala):
_ Em grupos, elaborar um questionário para entrevista com as pessoas mais antigas na comunidade.
Sugestões:
. Há quanto tempo está aqui?
. De onde veio e por quê?
. Quais as principais dificuldades encontradas?
. O que conseguiu conservar da sua cultura (língua, culinária, vestimenta, músicas e danças, religiosidade, etc.)?
. Curiosidades em geral.

3ª aula (na comunidade):
_ Realizar a visita e as entrevistas.
_ Registrar através de anotações, filmagem ou fotografias.

4ª aula (no laboratório de informática):
_ Juntar as informações num processador de textos e pesquisar imagens que possam ser pertinentes.
_ Localizar no mapa a origem da pessoa entrevistada e a sua trajetória.
_ Observar as características de um relatório de pesquisa.
_ Produzir o relatório e imprimir.
_ Elaborar slides.

5ª aula:
_ Organizar uma feirinha para que cada grupo possa socializar com os demais e com o restante da comunidade escolar o resultado de seu trabalho.

6ª aula:
_ Exposição dos trabalhos na feira.
(clique e veja no blog da escola como foi) 

Instrumentos necessários:
_ material para anotação;
_ textos diversos sobre a formação do povo brasileiro (biblioteca);
_ material para registro em imagens (filmadora, fotográfica digital,...);
_computadores com internet (laboratório de informática);
_material para a produção da feira (papel, cartolinas, pincéis, cola, tesoura, data show...)

Tempo de duração: 6 aulas

Avaliação:
_ interesse, participação e cooperação (individual e das equipes) em todos os passos do processo;
_ produção textual escrita (relatório);
_ oralidade na exposição do trabalho.

Referências:
SILVA. Susie Barreto da. A que nos referimos quando falamos de “raízesculturais” em geral?. Susie Barreto da Silva. Disponível em:http://www.meuartigo.brasilescola.com/educacao/a-que-nos-referimos-quando-falamos-raizes-culturais.htm. Acessado em 27 de fevereiro de 2011.

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